Saúde

Somos analfabetos emocionais!?

O autoconhecimento possibilita o reconhecimento e a compreensão das nossas emoções e como elas afetam nosso dia a dia.

Lidar com as próprias emoções é um desafio para qualquer ser humano. Vamos à escola desde muito cedo, aprendemos a ler, a escrever, a calcular e até a dominar a tecnologia, mas nos perdemos no que diz respeito ao aprendizado das nossas emoções.

Compreender o que sentimos e saber lidar com tais emoções é tão fundamental quanto se alimentar. Muitas doenças psicossomáticas, por exemplo, são consequências da nossa dificuldade em expressar de forma adequada nossas emoções. Problemas de relacionamento, seja na relação a dois, no trabalho, no âmbito familiar ou social, poderiam ser evitados se pudéssemos identificar o que sentimos e por que sentimos determinado mal estar diante de uma pessoa ou situação.

No entanto, quando o assunto é emoção, o que aprendemos ao longo da vida, principalmente na infância, é que devemos mascara-las e não expressa-las. Utilizamos muitos disfarces para encobrir emoções autenticas, sem que tenhamos consciência disso, e seguimos a vida repetindo este comportamento que, mesmo com prejuízos, não questionamos. Assim, reações de raiva, ciúmes, ansiedade, insegurança, timidez, depressão etc., são alguns exemplos de como não compreendemos nosso mundo interior.

A dificuldade de nomear os sentimentos nos deixa inquietos, e como forma de aplacar o mal estar, buscamos alívio através de comportamentos compensatórios, porém inadequados, tais como o excesso de comida, de bebida, de compras compulsivas ou se relacionando com vários parceiros etc. Isto sem falar no uso indiscriminado de ansiolíticos e antidepressivos. São mecanismos de fuga, de resultados transitórios, uma vez que, por não refletir, o ciclo se reinicia.

Nossa ignorância emocional despreza nossos sentimentos. Porém nega-los não é a solução, uma vez que a energia emocional procura uma forma de ser liberada e, na maioria das vezes, de um jeito impróprio. Sentimentos, quando são proibidos de serem expressos podem ser transformados em mágoas, ressentimentos ou sintomas físicos. Claro que nem sempre podemos falar o que estamos sentindo exatamente naquele momento. Porém, agir no impulso é sinônimo de brigas, vinganças, cujas consequências não se resolvem com um simples pedido de desculpas, o que pode resultar em danos irreversíveis.

É importante que cada um de nós mergulhe dentro de si. O autoconhecimento possibilita o reconhecimento e a compreensão das nossas emoções e como elas afetam nosso dia a dia. O aprendizado emocional oportuniza o respeito a si e ao outro, encontrando formas de canalizar as emoções de maneira saudável. O desconhecimento aumenta o sofrimento.

Créditos: Joselene L. Alvim (Jô Alvim) – Psicóloga/neuropsicóloga

Fonte: G1 Presidente Prudente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios