Saúde

Dracena confirma primeiro caso de sarampo e monta força-tarefa para analisar cadernetas de vacinação

Agentes de controle de endemias farão visitas às residências na quinta-feira (5) e na sexta-feira (6), das 18h às 21h, e no sábado (7), das 8h às 12h.

A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública confirmou nesta quarta-feira (4) o primeiro caso positivo de sarampo em Dracena.

A doença vitimou uma criança de cinco anos de idade.

A pasta municipal informou que tomou todas as medidas previstas no protocolo da Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica, da Coordenadoria de Controle de Doenças, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

Entre as medidas, estão o bloqueio de contato íntimo (vacinação dos familiares), a varredura nos alunos da escola e do projeto que a criança frequenta (análise e checagem da caderneta e vacinação de quem fosse necessário) e a varredura ampliada para 800 metros a partir da residência da criança.

A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública colocará uma força-tarefa de dez agentes de controle de endemias nas ruas, que irão trabalhar no perímetro estabelecido do protocolo, analisando as cadernetas de vacinação de todos os moradores dentro deste raio.

A visita será feita na quinta-feira (5) e na sexta-feira (6), das 18h às 21h, e no sábado (7), das 8h às 12h. Junto aos agentes, duas equipes irão fazer a vacinação na hora em que for identificada a necessidade, no próprio domicílio.

Nesta quarta-feira (4), uma equipe foi buscar uma grade adicional de vacina no Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Presidente Venceslau e, às 15h, as equipes farão treinamento específico para realização do trabalho de combate no perímetro estabelecido, que começará na quinta-feira (5).

 

Fonte: G1 Presidente Prudente

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios