GeralSaúde

Hospital Regional do Câncer realiza 1ª cirurgia para retirada de tumor craniofacial por via endoscópica endonasal

Aspirador ultrassônico consiste em dissecar órgãos parenquimatosos ou tecidos doentes, preservando vasos e nervos, evitando sangramentos indesejados e tornando precisa a intervenção em áreas nobres.

O Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente (HRCPP) anunciou nesta quarta-feira (2) que realizou a primeira cirurgia para retirada de tumor craniofacial por via endoscópica endonasal da região. O procedimento foi realizado por uma equipe especializada e contou com o uso de equipamentos de última geração, como o neuronavegador e o aspirador ultrassônico, possibilitando a melhoria na recuperação do paciente.

Segundo o neurocirurgião Felipe Gaia, tratou-se de uma cirurgia para a retirada de um schwannoma do nervo trigêmeo. O schwannoma é um tumor benigno que acomete as células de Schwann, que se localizam no sistema nervoso periférico ou central.

“Esse tipo de cirurgia é minimamente invasivo, sem nenhuma alteração estética – tanto para o crânio ou para a face do paciente, pois é um procedimento realizado de forma totalmente endonasal (pelo nariz). Isso, graças ao uso de aparelhos como o aspirador ultrassônico e do neuronavegador, equipamentos que trazem mais segurança para a cirurgia”, explica o neurocirurgião.

Além do uso dos aparelhos de alta tecnologia, outro importante ponto para a eficácia desse tipo de procedimento é a especialização da equipe, conforme explica Marco Aurélio Belfort, otorrinolaringologista que participou do procedimento.

“Esse é um ponto que eu e o Felipe Gaia estamos trabalhando há muitos anos. Inclusive, realizamos uma especialização nessa área na Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, EUA, algo que nos ajudou muito no sucesso dos nossos resultados. Além disso, só foi possível realizar essa primeira cirurgia graças à estrutura que o HRCPP oferece”, afirma o otorrinolaringologista.

Para o cirurgião de cabeça e pescoço Diogo Ribeiro, esse feito evidencia o que o HRCPP possui como missão principal: oferecer o melhor para o paciente.

“O melhor tratamento, a melhor tecnologia que podemos trazer para a nossa região – em conjunto com toda a equipe do corpo clínico da instituição. Isso nos deixa cada vez mais motivados e esperamos que possamos oferecer cada vez mais de nós, favorecendo todos os pacientes da região”, finaliza Diogo.

Equipamentos

A tecnologia do neuronavegador é fundamental para o tratamento de tumores em áreas nobres do cérebro, pois possibilita ainda uma menor incisão e menor craniotomia, menos complicações intraoperatórias e pós-operatórias, recuperação pós-cirúrgica mais rápida e recurso adicional para retirada total do tumor.

O aspirador ultrassônico consiste em dissecar órgãos parenquimatosos ou tecidos doentes (tumores), preservando vasos e nervos, evitando sangramentos indesejados e tornando precisa a intervenção em áreas nobres, daí a máxima preservação do tecido.

Fonte: G1 Presidente Prudente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios