Geral

Em terra de fake news, quem tem Mestrado virou “Dotô”!

Extra! Extra! Diretamente do País da Cloroquina! Um lugar que, de tanta “praga” que já tem, até nuvem de gafanhotos ficou com dó e desviou. E vamos para mais resumo semanal de tudo o que ocorreu por lá e por aqui.

Como vimos, o “Ventrabi” saiu… Mas andou dando uns “panos pra manga” até depois da saída! Mas, como se viu e se sabe… Deu-se “um jeitinho” aqui e ali[1]! Já o seu substituto, nem entrou direito e já está mais na mídia que o “chefe”. Afinal, tem ou não “doutorado”? E o mestrado? Copiou ou não copiou?[2] Se bobear, daqui a pouco essa galera vai dizer que até a ABNT é da “esquerda”. Vai entender…

E as “rachadinhas”? Parece que tem gente que mudou de opinião em relação ao “foro privilegiado”… Não é mesmo? Como se vê pessoal, é so mais do mesmo! Assim como tantos outros de tempos atrás. Em campanha “eu prometo”, em exercício “eu esqueço”! Bem comum por lá e por aqui nas arredondezas![3] Quem conhece, sabe…

Para quem estudou “um pouquinho” de história, deve se lembrar da “Guerra Fria”, um conflito “ideológico” entre URSS e EUA e seus aliados. Parece que um dos capítulos finais desse confronto está permeando o cenário político de lá (ou não)! Executivo, Legislativo e Judiciário, estão se harmonizando (ou não)… Ou pelo menos tentando “derrubar o muro” entre eles (ou não)[4]! Mas… Confesso que, acho engraçado como esse povo muda de opinião e postura tão rápido! Vocês podem e devem pensar o que quiserem, mas pra mim, isso também é só mais do mesmo… Na primeira escorregada de um, os “outros saltam de banda”! Vamos aguardar…

Por falar no “executivo”, e não é que agora o uso de máscaras se tornou obrigatório mesmo! Como diria minha avó: “Toma cego![5]” Por outro lado, esse mesmo “executivo” está realizando algumas façanhas um tanto “estranhas” em homenagens e inaugurações[6][7]. Quem viu, vai saber! Quem não viu, está perdendo!

E o “ex-executivo”? Ultimamente se desculpou por algumas falas aqui e ali… É aquele “dito popular” que soa né meu filho? “Fala o quer, depois ouve o que não quer!”[8] Na política brasileira, ultimamente é assim, “você fala algo inapropriado, a opinião pública cai matando em cima e você se retrata (objetivando, é claro, as próximas eleições).”

Bom, chega de lá… Falemos das terras de “João”, o “Dória”… Parece que a tal “flexibilização” não está ocorrendo como deveria… Tem região que abre, sem poder… E outras que fecham podendo abrir… Só acho que, esse negócio todo “tá meio desorganizado”… Faltando uma coisinha, a tal da “fiscalização” e da “responsabilização”[9]. Só acho… Viu…

Já nos hospitais de campanha, diga-se Anhembi, as chuvas não deram trégua e causaram vários vazamentos por lá. Mas… como se viu, por lá está tudo “amarelo” com jeito de “azul” em plena quarentena… Viram? Quem não viu, tá na rede![10]

Enfim pessoal, entre essas, aquelas e outras “verdades díficeis de engolir”, isso foi apenas “mais uma semana”… E não se esqueçam… Por lá e por aqui “sempre tem mais”! Até a próxima!

[1] Conferir em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2020-06/diario-oficial-da-uniao-retifica-data-de-exoneracao-de-weintraub> Acesso em: 28/06/2020
[2] Conferir em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2020-06-26/ministro-da-educacao-foi-reprovado-em-tese-e-nao-tem-o-doutorado-que-divulgava-no-curriculo.html> Acesso em: 28/06/2020.
[3] Conferir em: <https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2020/06/25/interna_politica,1159965/quem-precisa-de-foro-privilegiado-video-flavio-bolsonaro-viraliza.shtml> Acesso em: 26/06/2020.
[4] Conferir em: <http://atarde.uol.com.br/politica/noticias/2131131-dias-melhores-para-o-brasil-diz-bolsonaro-sobre-alinhamento-entre-os-tres-poderes> Acesso em: 28/06/2020.
[5] Conferir em: <https://oglobo.globo.com/brasil/juiz-obriga-bolsonaro-utilizar-mascaras-em-espacos-publicos-1-24493761> Acesso em: 28/06/2020.
[6] Conferir em: <https://extra.globo.com/noticias/brasil/homenagem-de-bolsonaro-mortos-pela-covid-19-com-sanfona-vira-piada-na-tv-portuguesa-assista-ao-video-24503677.html> Acesso em: 26/06/2020.
[7] Conferir em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2020/06/26/bolsonaro-inaugura-trecho-de-transposicao-mas-governadores-nao-participam.htm> Acesso em: 26/06/2020.
[8] Conferir em: <https://globoplay.globo.com/v/8569121/> Acesso em: 28/06/2020.
[9] Conferir em: <https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/06/23/29-cidades-de-sp-nao-seguem-retomada-gradual-prevista-pelo-governo-do-estado> Acesso em: 26/06/2020.
[10] Conferir em: <https://vejasp.abril.com.br/cidades/chuvas-causam-vazamentos-em-hospital-de-campanha-no-anhembi/> Acesso em: 26/06/2020.

 

Tiago Rafael dos Santos Alves
Professor, Historiador e Gestor Ambiental
Membro Correspondente da ACL e AMLJF
tiagorsalves@gmail.com

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios