GeralSaúde

Aumenta o número de acidentes com escorpiões

Especialista alerta sobre os principais cuidados que a população deve tomar para evitar picadas

No Estado de São Paulo, nos dois primeiros meses de 2019 as ocorrências com escorpiões tiveram um aumento de 24% em comparação como primeiro bimestre de 2018. No município, o número parcial de acidentes envolvendo escorpiões cresceu 37%, de acordo com dados divulgados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde¹ em fevereiro deste ano.

 

Os escorpiões, como outros aracnídeos, dependem do calor e da água para sua reprodução. Em épocas de calor e muita chuva esses animais encontram maior disponibilidade de alimentos, como mosquitos, baratas, cupins e aranhas e por esse motivo, acabam seguindo para onde esses outros insetos estão, principalmente as baratas. 

 

Durante o verão e em períodos de chuva se agravam os problemas dos casos de ataques a humanos. Para controlar essa infestação, é preciso eliminar os locais de reprodução, como lixo acumulado em lugares quentes e úmidos. “Os aracnídeos geralmente se escondem em entulhos, sacos de lixo armazenados por muito tempo, folhas secas, roupas e calçados. Por isso deve sempre examinar toalhas, roupas e sapatos antes de usar”, explica o Allan Pscheidt, coordenador do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário FMU, integrante da rede internacional de universidades Laureate.

 

“Os escorpiões estão muito adaptados para condições adversas, podendo sobreviver até 1 ano sem qualquer alimento ou água. Por isso, o seu controle é mais difícil. Sua carapaça, exoesqueleto, é de quitina, uma substância rígida e impermeável, que lhes protege de químicos usados em dedetização”, enfatiza o docente.

 

Em áreas urbanas ainda existem poucos predadores, diferente do que ocorre na zona rural, onde galinhas e outras aves se alimentam dos escorpiões. Nesta região é mais comum que os escorpiões abitem em terrenos baldios e em locais em obras.  A picada causa vermelhidão, inchaço, formigamento e dor local. “Em espécies de veneno mais potente, como o escorpião-amarelo, há também náusea, vômito, tremores e aumento da frequência cardíaca”, alerta Pscheidt.

 

Quando ocorre a picada o procedimento recomendado é lavar o local, deitar a vítima, além de estimular a ingestão de água e seguir imediatamente para um hospital mais próximo que possui o soro antiescorpiônico.

 

¹Dados epidemiológicos: http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-de-transmissao-por-vetores-e-zoonoses/dados/peconhentos/peco_gve.pdf

Allan Carlos Pscheidt

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas, graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade de Santo Amaro (2007), mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica (2011) e doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica (2015), doutorado sanduíche no Botanische Staatssammlung München (Alemanha). É instrutor em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem. É Coordenador de Curso de graduação em Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura, também é coordenador do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. .

Sobre o Centro Universitário FMU

O Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) é referência na qualidade de ensino e empregabilidade de seus alunos e, em 2018, completou 50 anos. A Instituição oferece mais de 70 cursos de Graduação Tradicional e Tecnológica, mais de 100 cursos de Extensão, 100 opções de Pós-graduação lato sensu (Especialização e MBA) nas modalidades  presencial e a distância, bem como cinco opções de Pós-graduação stricto sensu (Mestrado em Direito da Sociedade da Informação, Mestrado em Saúde Ambiental, Mestrado em Administração em Governança Corporativa, Mestrado Profissional em Jornalismo e Mestrado Profissional Em Projeto, Produção E Gestão Do Espaço Urbano).Possui estrutura moderna, campi de fácil acesso e professores altamente qualificados que oferecem aos estudantes uma formação diferenciada para lidar com as demandas do mundo do trabalho. Desde 2014, integra a rede internacional de universidades Laureate, que conta com 38 instituições de ensino, em 10 países, e mais de 850 mil alunos pelo mundo. Pela iniciativa Global Office, oferece aos seus alunos as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da carreira com foco na empregabilidade, sob uma perspectiva internacional. A Instituição também se dedica a potencializar a transformação contínua da sociedade, desenvolvendo projetos que atendem às necessidades atuais da população, tais como atendimentos nas áreas de saúde e direito, entre outros.

Sobre a Laureate Brasil

A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 12 instituições, com mais de 50 campi em oito estados brasileiros, e polos em diversos locais do país na modalidade de educação a distância. Fazem parte do grupo mundial: Business School São Paulo (BSP); CEDEPE Business School; Complexo Educacional FMU/FIAM-FAAM; Centro Universitário do Norte (UniNorte); Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Centro Universitário FADERGS; Centro Universitário UniFG; Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi (UAM); Universidade Potiguar (UnP); Universidade Salvador (UNIFACS); e EAD Laureate.

 

Sobre a Laureate International Universities

A Laureate International Universities é a maior rede global de instituições de ensino superior, com 850 mil  estudantes matriculados em 38 instituições presenciais e online, localizadas em cerca de 10 países, com programas de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) de qualidade e focados na empregabilidade dos estudantes, em uma ampla gama de áreas de conhecimento. A organização é a maior Empresa B Certificada® do mundo na área de educação e tem a missão Here for Good, de estar aqui para o bem e para sempre, pois acredita que quando os alunos obtêm sucesso, países prosperam e a sociedade se beneficia. Saiba mais em: www.laureate.net.

 

Informações para a imprensa:

Talita Ferreira
tgferreira@laureate.com.br
(11) 3292-1594

Ana Martins
apmmartins@laureate.com.br
(11) 3293-1650 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios