Cidades

Tupã aplica 22 multas pelo não uso de máscaras nas ruas e estabelecimentos comerciais durante fim de semana

Segundo Secretaria de Saúde, esse tipo de autuação tem aumentado na cidade. Fiscalizações são feitas pela equipe de vigilância sanitária e decreto municipal exige o uso da proteção em estabelecimento públicos e nas ruas até o dia 31 de dezembro deste ano.

Apesar da queda no número de casos de Covid-19 em razão do avanço da vacinação em Tupã, a obrigatoriedade do uso de máscara e do respeito ao distanciamento social ainda não foram suspensos. Mas de acordo com o setor de fiscalização da cidade houve um aumento nas autuações pelo não uso de máscaras, uma das principais medidas de prevenção da doença.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde só neste fim de semana, dias 11 e 12 de setembro, foram 22 autuações pelo não uso da proteção. Um decreto municipal exige o uso da máscara em estabelecimento públicos e nas ruas até o dia 31 de dezembro deste ano. A única exceção é no momento que a pessoa estiver consumindo algum tipo de bebida ou comida.

Segundo a prefeitura, a fiscalização para cumprimento do decreto estadual sobre as restrições da taxa de ocupação dos estabelecimentos e de distanciamento em espaços privados e públicos continua sendo realizada, especialmente aos fins de semana para evitar as aglomerações.

Durante essas fiscalizações, as equipes da vigilância sanitária, em parceria com a Polícia Militar, têm constado que o uso de máscara está cada vez menor. Além disso, é muito comum encontrarmos jovem compartilhando garrafas de bebidas e narguilés nas praças, uma situação preocupante.

Por isso, as autuações estão sendo aplicadas como uma forma de aumentar a conscientização sobre a importância dessas medidas de prevenção, especialmente com a circulação das variantes. O valor da multa varia e pode chegar até R$ 500 e é aplicado por meio do CPF da pessoa.

O decreto em vigência em Tupã acompanha as mudanças adotadas pelo governo estadual, e os estabelecimentos devem limitar a presença de até 8 pessoas por mesa, e monitorar a entrada e saída de clientes de máscara.

Tupã registrava até esta segunda-feira (13) 9.018 casos de Covid-19, 262 pessoas morreram em decorrência da doença e 8.737 são consideradas curadas.

Fonte: G1 Bauru e Marília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios