CidadesSaúde

Prefeitura inicia transferência de idosos de asilo com surto de Covid-19 em Tupã

Novo local já passou por processo de desinfecção no fim de semana e deve receber os cerca de 60 internos da Casa Emanuel, onde 12 pessoas testaram positivo para coronavírus.

A Prefeitura de Tupã (SP) iniciou neste domingo (12) um processo de retirada dos idosos do asilo onde foi detectado um surto de Covid-19. Até agora, 12 pessoas da instituição, sendo seis idosos e seis funcionários, testaram positivo para coronavírus.

Para evitar o agravamento da situação, a prefeitura iniciou uma operação emergencial que inclui a interdição das instalações da Casa Emanuel (Assistência Social e Cultural da Assembleia de Deus) e a transferência dos internos para o prédio onde funcionava a Clínica de Repouso Dom Bosco, desativada em 2017.

O novo local começou a passar por processos de readequação e de desinfecção no sábado (11) para receber os acolhidos.

Para evitar uma eventual contaminação do novo local, a Secretaria Municipal de Saúde também vai submeter todos os quase 60 internos e 38 funcionários a exames de detecção da Covid-19.

A transferência dos internos foi iniciada neste domingo, já que os protocolos sanitários do Ministério da Saúde indicam que os espaços que passam por desinfecção sejam ocupados somente após um período de 24 a 48 horas.

Após a transferência dos internos, a prefeitura ainda realizará a lavagem e sanitização completa do prédio da entidade onde os idosos estavam acolhidos.

Até a última sexta-feira (10), a coordenação da Casa Emanuel informou que quatro idosos estavam respirando de forma espontânea e uma mulher de 83 anos estava entubada em quarto de UTI. Os funcionários positivos foram afastados e estão em isolamento domiciliar.

Segundo a prefeitura, a Vigilância Sanitária mantém visitas contínuas nos asilos, passa orientações de prevenção à doença e estuda a possibilidade de realização de testes em massa nos pacientes assintomáticas e profissionais das instituições.

Além da Casa Emanuel, Tupã tem outros três asilos. Na Casa dos Velhos e no Recanto Vicentino, não há casos confirmados de coronavírus entre funcionários e moradores. A TV TEM não conseguiu contato com o asilo municipal.

Fonte: G1 Bauru e Marília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios