CidadesSaúde

Osvaldo Cruz anuncia restrições em atendimentos na área da Saúde a partir desta segunda-feira

Medida é decorrente da séria de providências preventivas à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O município de Osvaldo Cruz (SP) irá restringir a partir desta segunda-feira (23) a maioria dos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. A medida é decorrente da série de providências preventivas à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com a secretária de Saúde Ivete Alves Conca, os serviços que serão suspensos são:

  • Consultas médicas ambulatoriais;
  • Exames laboratoriais de rotina;
  • Fisioterapia de rotina;
  • Fonoaudiologia;
  • Nutrição;
  • Ginecologia (exceto obstetrícia ou casos específicos)
  • Dentistas;
  • Psicologia.

O setor de farmácia vai ser mantido com fornecimento de medicação, respeitado o limite de cinco pacientes por vez dentro da repartição. Se for medicação de uso para idosos, o pedido é que algum familiar se dirija até a farmácia municipal para a retirada do remédio.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que para quem tinha consultas e exames ou sessões de terapia aguardem em suas casas a comunicação pela retomada dos serviços.

Em caso de dúvida, a recomendação é que o paciente ligue na unidade de saúde de sua referência para que as equipes de enfermagem possam fazer a melhor orientação.

Serviços mantidos:

  • Entrega do programa Viva Leite;
  • Transportes de pacientes dentro e fora da cidade;
  • Serviços de urgência de qualquer ordem.

Caso algum paciente precise ir até algum serviço de saúde, excetuada a farmácia, a recomendação é entrar em contato com o órgão público para agendamento de hora a fim de evitar aglomerações.

Campanha contra a gripe

A partir desta segunda-feira (23) tem início a campanha anual de vacinação contra a gripe, no entanto, a Secretaria Municipal de Saúde de Osvaldo Cruz orienta que não há necessidade de correria às unidades.

No sábado (28) haverá Dia “D” de combate à gripe com vacinação em todos os postos do município.

Pacientes acamados serão vacinados em seus domicílios. Os pacientes ou familiares devem entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima de sua casa para agendar a vacinação.

Idosos

Os idosos, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, receberão a dose da vacina contra a gripe em suas residências a partir desta segunda-feira (23).

Neste ano o calendário foi antecipado como estratégia do Governo Federal. Apesar da vacina não imunizar a população contra o novo coronavírus, a ação é uma forma de ajudar no diagnóstico do Covid-19, pois os sintomas das doenças são parecidos.

A Secretaria Municipal de Saúde organiza equipes que vão se dirigir até as casas dos pacientes com 60 anos ou mais para a vacinação dos pacientes. Assim, não é necessário que os idosos se dirijam até as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nem ao Centro de Saúde.

Outra informação é que os pacientes não precisam fazer agendamento ou qualquer tipo de ligação. A Secretaria de Saúde vai utilizar o cadastro prévio dos pacientes já existente no município.

Nesta primeira fase da campanha serão vacinados apenas os idosos e trabalhadores da área de saúde, que atuem na linha de frente do atendimento à população. A partir do dia 16 de abril outros grupos serão imunizados.

Fonte: G1 Presidente Prudente

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios