Cidades

Menor colégio eleitoral de SP, Borá está pronta para votação do dia 15

Preparativos do único local de votação da cidade já estão bem encaminhados. Menor cidade do estado tem mais eleitores que moradores e muitos aproveitam a data para visitar a família.

A cidade de Borá (SP), o menor município do estado de São Paulo e o segundo menor do Brasil, já está preparada para a eleição de prefeito e vereadores do próximo dia 15.

No município, que tem também o menor colégio eleitoral do estado, os preparativos da única zona eleitoral, abrigada na Escola Estadual “Doutor José de Souza”, já estão bem encaminhados. O domingo de eleições na cidade se resume a quatro salas que se transformam em seções eleitorais.

Em Borá, que é uma das cinco cidades do centro-oeste paulista que têm mais eleitores que moradores, a expectativa dos três candidatos a prefeito é que os pouco mais de mil eleitores compareçam em maior número do que nas últimas eleições.

Em 2018, o município registrou abstenção acima da média nacional, quando 28% dos 1.123 eleitores não compareceram às urnas. Para este ano, o número de eleitores diminuiu um pouco e, agora, 1.061 pessoas estão aptas a votar na cidade.

Segundo estimativa do IBGE, Borá segue como a menor cidade paulista, com 838 moradores — Foto: TV TEM/Reprodução
Segundo estimativa do IBGE, Borá segue como a menor cidade paulista, com 838 moradores — Foto: TV TEM/Reprodução

 

A explicação para o fato de haver mais eleitores que moradores é que muitas pessoas que deixaram a cidade para estudar ou trabalhar não fizeram a mudança de domicílio eleitoral. Com isso, muitos ex-moradores aproveitam o dia da eleição para visitar a família.

Segundo o comerciante Danilo Pietro, esse “excedente” de pessoas na cidade em dias de eleição é sentido em seu açougue, que registra aumento de movimento nesta data.

Fonte: G1 Bauru e Marília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios